Controle de qualidade

 

CONTROLE DE QUALIDADE

A garantia de controle de qualidade é uma prioridade no Novaes – Centro de Análises Clínicas, e nos comprometemos diariamente com ela. Para isso realizamos em todas as rotinas, controles de qualidade internos com soros controles comerciais aprovados pelo Ministério da Saúde (MS 80022230108 e MS 80022230093) e acreditados pelo INMETRO.

Além do controle de qualidade interno, o Novaes – Centro de Análises Clínicas participa de um programa de controle de qualidade externo: o PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); e, desde 1996 vem recebendo ininterruptamente o certificado de Excelente nos testes de proficiência externa, obtendo as premiações de PRATA, OURO, PLATINA e DIAMANTE, que correspondem à 5, 10, 15 e 20 anos em excelência.

Apesar de ser determinado por lei (RDC-ANVISA 302/2003) que os laboratórios de análises clínicas devem participar de pelo menos um dos dois programas disponíveis nacionalmente, nem todos os laboratórios participam efetivamente . 

Os controles de qualidade externos são considerados uma ferramenta extremamente importante para a gestão do desempenho do laboratório em relação aos seus processos analíticos (equipamentos, reagentes, operadores técnicos, calibradores, controles etc), o que possibilita maior segurança e confiabilidade para laudos liberados. E por isso, o Novaes – Centro de Análises Clínicas não entende a participação em um programa de proficiência como uma exigência legal, mas como elemento fundamental no processo de melhoria contínua.